Foram inaugurados pela Prefeitura, nesta quarta-feira (30), no Subúrbio Ferroviário, os Centros de Saúde (CS) e de Especialidades Odontológicas (CEO) de Periperi. Além do prefeito Bruno Reis, estiveram presentes à solenidade de entrega simbólica do espaço a população o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leo Prates, e demais gestores municipais.
Segundo Reis, há uma carência da região de opções no setor, percebida pela Prefeitura ao longo da última década. “Hoje, temos no Subúrbio a área da cidade com a maior cobertura de atenção básica em saúde. Saímos de 18% para 80%. Nunca se investiu tanto em saúde quanto em nossa gestão, que já gastou R$2,2 bilhões neste setor”, declarou o prefeito.
Estrutura – O Centro de Saúde Periperi e o Centro de Especialidades Odontológicas possuem capacidade para atender, no total, cerca de 800 pessoas diariamente. A unidade conta com a atuação de uma equipe multiprofissional composta por médico clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro, odontólogo, nutricionista, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal.
O montante investido pela Prefeitura nos equipamentos é superior a R$1,3 milhão. As unidades estão preparadas para beneficiar de crianças a idosos e oferecerá programas de acompanhamento e prevenção a exemplo de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.
Os cidadãos terão acesso ainda aos serviços de vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, curativo, dispensação de medicamentos e marcação de consultas e exames ofertados em outras unidades municipais.
Balanço – A região do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário possui atualmente a cobertura de atenção primária à saúde de 79,8%. Além dos Centros de Saúde e de Especialidades Odontológicas de Periperi, há mais 29 equipamentos de saúde distribuídos entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Hoje o Subúrbio Ferroviário possui 80% da atenção básica à saúde. O centro estará disponível para atender toda a região, sem restrições de territorialidade. Além disso, atualmente, quase reduzimos pela metade o número de extrações dentárias em Salvador. Isso se deve ao aumento das equipes de atendimento bucal. E no CEO de Periperi não será diferente”, resumiu o secretário Leo Prates.