Os eleitores que pretendem usar o e-Título, aplicativo que funciona como documento de identificação digital para votar, devem baixá-lo até o sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais. O download do aplicativo será suspenso no domingo (6) para evitar sobrecarga no sistema e será retomado na segunda-feira (7), de acordo com a Justiça Eleitoral.
O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple (baixe aqui) e Android (baixe aqui). Após o download, o usuário deve inserir seus dados pessoais e validar o acesso. O aplicativo permite, além da identificação para votar, a consulta do local de votação e a justificativa de ausência nas eleições. “Para quem pretende votar com o e-Título, é essencial que o aplicativo esteja atualizado e contenha a foto do eleitor com biometria registrada”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE destacou que, apesar de o aplicativo ter mais de 75 milhões de downloads, metade das contas cadastradas não está atualizada, e os eleitores devem realizar esse procedimento o quanto antes. Se as informações no e-Título não estiverem completas, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto no dia da votação.
Além de servir como título digital, o e-Título permite que eleitores fora de seu domicílio eleitoral justifiquem sua ausência nas urnas. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, e quem não votar no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo.
>> Veja também: Saiba como justificar seu voto caso não possa comparecer às urnas.