O deputado federal Rui Falcão (PT-SP), candidato à presidência nacional do partido, participou neste sábado (17), em Salvador, da plenária estadual da Democracia Socialista, corrente interna do PT. No evento, que reuniu militantes de mais de 60 municípios, Rui defendeu a reorganização da militância e o fortalecimento da atuação nas bases. “Precisamos reviver aquilo que é a história do PT: o PT pela base”, declarou.
Falcão destacou que o partido deve estar preparado para os desafios do futuro, sem depender de lideranças individuais, e reforçou a importância da renovação interna. Ele também criticou anistias concedidas a torturadores da ditadura e cobrou responsabilização por crimes cometidos durante o regime militar e nos atos golpistas de 8 de janeiro. “Mesmo os que já morreram devem receber o opróbrio da justiça e do povo brasileiro”, afirmou.
Durante a plenária, que marcou os lançamentos das pré-candidaturas de Ana Carolina à presidência do PT em Salvador e Liliane Oliveira à presidência estadual, Rui defendeu pautas voltadas à classe trabalhadora, como a redução da jornada de trabalho, taxação dos super-ricos e isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil. Para ele, a esperança só vence com um partido mobilizado e combativo.
O encontro contou com a presença de lideranças como Jaques Wagner, Afonso Florence, Neusa Cadore, Zé Neto e Robinson Almeida. Ao final da atividade, Rui reafirmou seu compromisso com a construção de um PT mais forte, conectado com as demandas sociais e enraizado nas lutas populares.