O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), criticou nesta segunda-feira (8) o uso de bandeiras dos Estados Unidos durante manifestações de 7 de Setembro em cidades brasileiras. Em entrevista à rádio Jacobina, ele afirmou que a cena deixou “claro de que lado cada um de nós está”, classificando como inaceitável que parte da população erga símbolos de outro país no dia da independência nacional.
Para Rui Costa, o feriado deve reforçar o valor da soberania brasileira. O ministro destacou que, desde 1822, o país vem construindo sua trajetória de independência e que o governo Lula tem atuado para fortalecer a economia e ampliar a inclusão social. “Ontem foi um dia de afirmar mais do que nunca a nossa soberania”, disse.
O ministro também ressaltou o desempenho econômico recente, lembrando que o Brasil cresceu 5% em 2023, 3% em 2024 e deve se aproximar de 3% neste ano. Ele comemorou a menor taxa de desemprego da história e o aumento da massa salarial, que, segundo ele, significam mais investimento na indústria e produção. Rui ainda afirmou que o presidente Lula “está se dedicando a reconstruir o país e colocar novamente a economia em trajetória de crescimento”.