O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), classificou como “inacreditável” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender os vistos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita nesta segunda-feira (21), em entrevista ao Panorama da Bahia, durante evento em Salvador para o lançamento da nova etapa do VLT.
Segundo Rui, a atitude representa uma grave afronta à soberania brasileira. “É algo impensável, é algo inadmissível”, afirmou. O ministro também ironizou o fato de um documento oficial norte-americano citar o comércio popular da Rua 25 de Março, em São Paulo, e o sistema de pagamentos PIX como parte do argumento para a retaliação.
Rui destacou que jamais se imaginaria uma potência mundial interferindo em julgamentos da Suprema Corte de outro país. “Você imagine o Brasil adotar uma medida ou qualquer outro país, como a Inglaterra ou a França, se meter no julgamento da Suprema Corte americana”, disse. Para ele, essa postura não condiz com o mundo moderno.
A suspensão dos vistos, segundo o ministro, revela uma escalada preocupante na política externa dos Estados Unidos. “Isso não dá para entender no mundo atual, algo dessa proporção”, concluiu.
Clique aqui para assistir à entrevista com o ministro Rui Costa.