O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e nome forte para a 1ª Vice-presidência da Casa no biênio 2025/2026, ressaltou a importância do respeito à proporcionalidade e ao diálogo nas decisões internas. Em entrevista ao Panorama da Bahia [assista abaixo], nesta segunda-feira (13), ele comentou as defesas de seu nome para o cargo e classificou como prematuras as disputas em torno da vice-presidência.
“Fico lisonjeado com a defesa de colegas como Robinson [Almeida], mas é essencial que o PT se reúna e decida em consenso. O respeito à proporcionalidade da Casa é preponderante, como definido em diálogo com Adolfo Menezes (PSD) e o PT. Disputas entre partidos da base governista não fazem sentido e devem ser evitadas para manter a unidade”, afirmou Rosemberg, referindo-se à eleição marcada para 3 de fevereiro.
O parlamentar destacou que o regimento interno e o princípio da proporcionalidade asseguram que as representações partidárias tenham espaço na Mesa Diretora, evitando conflitos desnecessários. Ele reforçou que eventuais disputas devem ocorrer apenas dentro da mesma coligação ou partido, como previsto no regimento e no Congresso Nacional.
Rosemberg concluiu destacando que o PT busca consenso para fortalecer a base governista e garantir uma gestão eficiente na ALBA. “A representação da Casa é fundamental. Precisamos evitar divisões que enfraqueçam a governabilidade e trabalhar para que todos os partidos tenham seu espaço respeitado”, finalizou.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Assista: