Em entrevista ao Panorama da Bahia, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg Pinto (PT), comentou as queixas de prefeitos que alegam não terem sido convidados para as audiências públicas promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a nova concessão das BRs 324 e 116.
“Olha, é uma questão que, do ponto de vista institucional, não diz respeito ao Estado. Quem licita é a União, conforme as regras federais. O Estado está se envolvendo para evitar a cobrança de valores excessivos e garantir um contrato equilibrado, que assegure tanto a viabilidade do serviço quanto a capacidade de pagamento de quem trafega pelas BRs”, explicou Rosemberg.
O parlamentar reconheceu como válidas as reclamações dos prefeitos, mas ressaltou que as audiências são abertas ao público e que os gestores municipais precisam demonstrar mais protagonismo no debate. “Acho legítimo que a ANTT sinalize convocando todos os prefeitos para que possam opinar sobre a construção do novo edital. Mas também é preciso um envolvimento maior por parte dos prefeitos. São eventos abertos, e eles devem participar ativamente”, completou.

Entre os que criticaram a condução do processo estão o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), e o deputado estadual Hassan (PP). Ambos participaram da terceira audiência pública organizada pela ANTT, na última quinta-feira (8), em Vitória da Conquista, e demonstraram preocupação com o que classificaram como uma postura “intempestiva” da Agência na condução da nova licitação das rodovias federais que cortam a Bahia.