O ex-deputado federal Ronaldo Carletto, ex-pepista, migrou para o Avante e já ocupa a cadeira de presidente estadual do Partido. A cerimônia de posse que consagra Carletto como cacique estadual da legenda aconteceu na manhã deste sábado (13), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
A filiação de Carletto contou com a presença do seu novo correligionário e agora vice-presidente do Avante na Bahia, o deputado federal Sargento Isidório, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), o governador e o vice, Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB), respectivamente, o senador Jaques Wagner (PT), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Zé Trindade (PSB) e outras autoridades públicas.
Em seu discurso de posse, o ex-parlamentar ressaltou a sua satisfação em compor a nova sigla. Na oportunidade, Carletto alfinetou o seu antigo partido, o PP. “Eu fico emocionado, sei da minha responsabilidade. […]. No momento que tomamos essa decisão, os nossos parceiros nos acompanharam, enquanto muitos criticavam, achavam que eu não vinha, eles [base governista] me acompanharam”, disse.
A ida de Ronaldo Carletto para o Avante se deu após desentendimentos no PP na disputa pela presidência do partido que acabou ficando com o deputado federal Mário Negromonte Jr. Com a saída, Carletto liderou um movimento de debandada de filiações de prefeitos e deputados estaduais. Estima-se que até o final deste ano, mais de 100 políticos seguirão Carletto rumo ao Avante.