Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) será palco de uma importante discussão sobre o tema “Racismo Não é Mimimi!”. Proposto pelo presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), o evento acontecerá no Auditório Jornalista Jorge Calmon, a partir das 9h30, contando com a presença de figuras proeminentes, como a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, a pós-doutora em educação Mabel Freitas e o vereador de Salvador e presidente de honra do Instituto Steve Biko, Sílvio Humberto (PSB).
Adolfo Menezes, proponente do debate, enfatizou que o racismo é um crime e destacou a postura firme e contrária do Legislativo baiano em relação a ele. Adolfo ressaltou que o Parlamento busca garantir à população negra a defesa de seus direitos e o combate à discriminação e intolerância racial e religiosa, lembrando a aprovação unânime do Estatuto da Igualdade Racial há uma década. “Todos os atuais 63 deputados da Assembleia Legislativa repudiam veementemente o racismo, que não é ‘mimimi’ nenhum, mas crime”, afirmou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Ângela Guimarães, alinhada com o presidente Adolfo Menezes, defende uma postura rigorosa contra o racismo, que, segundo ela, “está presente em todos os setores da vida social”. Ela enfatizou a necessidade de políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial por parte do poder público. Para Guimarães, é fundamental que as pessoas possam identificar e denunciar crimes dessa natureza, assumindo uma postura antirracista no cotidiano.
A professora e pesquisadora Régia Mabel da Silva Freitas destacou a importância do evento para debater as consequências da Abolição da Escravatura para as populações negras e para discutir políticas públicas antirracistas. Segundo ela, essa discussão é urgente e não pode esperar por datas comemorativas. O vereador Sílvio Humberto, fundador e presidente de honra do Instituto Steve Biko, reforçou a importância de debater o racismo nas instâncias em que as políticas públicas são elaboradas, como o Parlamento baiano.