O deputado estadual Robinson Almeida (PT) rebateu as críticas feitas pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), à segurança pública do estado. As declarações do gestor ocorreram durante o evento “SOS Bahia – Caminhos para mudar a segurança pública do nosso Estado”, promovido pelo União Brasil na noite de quinta-feira (5). Para Robinson, o prefeito usa a violência como pretexto para esconder o fracasso da própria administração.
“Bruno Reis não ajuda no combate à violência com políticas sociais para a juventude. Agora mesmo, devido à sua intransigência com os professores, dezenas de milhares de crianças estão sem aula há dois meses. Isso também é fomentar a violência. Quem está fora da escola está mais vulnerável ao tráfico e ao crime”, afirmou o parlamentar, ao criticar a paralisação na rede municipal de ensino por falta de cumprimento do piso salarial do magistério.
O petista também apontou que Salvador carece de políticas públicas básicas para conter o avanço da criminalidade, como ensino integral, cultura, esporte e geração de empregos. “A gestão municipal é um fracasso. Falta ensino de tempo integral, não existem programas voltados para cultura e esporte nos bairros populares, e não há uma política municipal de geração de empregos para a juventude. Como é que se combate o tráfico só com discurso?”, questionou.
Segundo Robinson, enfrentar o crime organizado exige ações integradas, e não apenas discursos políticos. Ele lamentou que Bruno Reis não apoie programas como o Bahia pela Paz, do Governo do Estado. “O tráfico de drogas se enfrenta com ações de polícia, de um lado, e com prevenção social, do outro. Ao invés de ajudar e apoiar as ações do ‘Bahia pela Paz’, o prefeito prefere tentar esconder sua omissão institucional com críticas políticas e eleitoreiras”, declarou.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O deputado também denunciou o impacto da greve dos servidores da saúde na capital. “As pessoas estão sem vacina, os postos estão desassistidos, e o prefeito sequer se dispõe ao diálogo com os trabalhadores da saúde. Isso é falta de compromisso com a cidade”, criticou Robinson, ao destacar o colapso da rede municipal em serviços básicos.

Para o parlamentar, Bruno Reis tenta terceirizar responsabilidades e fugir das obrigações. “Ele quer posar de gestor eficiente, mas sua administração é marcada pela ausência, pelo descaso e pela propaganda. Salvador precisa de um prefeito que enfrente os problemas de verdade, não de alguém que fuja das suas obrigações e tente jogar no colo dos outros os fracassos de sua própria incompetência”, concluiu.