A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza, nesta segunda-feira (16), às 9h, no Colégio Estadual de Tempo Integral CPM do Lobato, a primeira audiência pública itinerante para discutir o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), integra uma série de sete encontros no Subúrbio Ferroviário aprovados pela Comissão de Infraestrutura da Casa.
Segundo Robinson, o momento é fundamental para dar voz à população impactada pelo projeto. “Essa audiência no Lobato é o primeiro passo de uma escuta ativa e cidadã com os moradores do Subúrbio sobre a maior obra de mobilidade urbana em execução no Brasil”, afirmou. Ele destacou ainda que o VLT é “uma conquista histórica” para Salvador, por garantir um transporte mais moderno e digno.
Além de melhorar a mobilidade, o parlamentar também aponta que o VLT impulsionará o desenvolvimento regional. “É um investimento que transforma não apenas a mobilidade. Vai atrair novos investimentos, gerar empregos e promover a integração entre a orla atlântica e a Baía de Todos os Santos”, completou. Para ele, a escuta popular é essencial para tornar os moradores protagonistas do processo.
Estão confirmadas na audiência lideranças comunitárias, representantes da CTB, da Comissão de Acompanhamento das Obras do VLT (CAO), além de autoridades como o vereador Hamilton Assis (PSOL), o ex-vereador Tiago Ferreira (SERIN) e a presidente do colegiado escolar da unidade, Vanda Lopes. A expectativa é que os encontros fortaleçam a relação entre governo, obra e comunidade.