Foto: Panorama da Bahia
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) destacou a importância da cultura e da educação como pilares no enfrentamento à violência e na promoção da inclusão social. A declaração foi feita durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que discutiu o tema “O Museu é a Rua: uma experiência da musealização popular a partir da retomada da Festa do Lixo”.
Propositor do debate, o parlamentar defendeu que o fortalecimento das manifestações culturais e o investimento em espaços educativos devem ser prioridades no orçamento público. “O governador Jerônimo Rodrigues tem entregue escolas de tempo integral em todo o estado, com auditório e outros equipamentos para atividades esportivas e culturais, e devemos usar esses espaços como instrumentos de produção de cultura, de inclusão e proteção dos nossos jovens”, destacou.
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrante da Comissão de Educação e Cultura da ALBA, o parlamentar destacou que os encaminhamentos da audiência incluem o fortalecimento do diálogo com as secretarias estaduais de Educação e Cultura. “As escolas estaduais, centros sociais e urbanos têm que estar abertos para a comunidade, inclusive nos finais de semana e férias. Quando um jovem participa de uma roda de capoeira ou de um ensaio com o grupo A Pombagem, os pais se sentem aliviados. Isso é prevenção social. É essa política que devemos defender como alternativa à barbárie”, ressaltou.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br