O PDT da Bahia caminha para oficializar seu retorno à base do governo estadual. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) marcou uma reunião para a próxima quarta-feira (30) com os oito prefeitos e dez vice-prefeitos do partido. O encontro, em Salvador, discutirá demandas dos municípios administrados por pedetistas e o fortalecimento da aliança política no estado.
O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Jr, participará da reunião, ao lado dos ex-prefeitos Luciano Pinheiro (Euclides da Cunha) e Silva Neto (Araci), que articularam o movimento de reaproximação. “As principais lideranças pedetistas do interior desejam a retomada da aliança com o PT no plano estadual porque essa parceria é fundamental para nós”, declarou Luciano Pinheiro.
Silva Neto reforçou o otimismo com o novo cenário, afirmando que “o PDT voltará a ter o tamanho merecido ao lado do governo” e apontando que a federação entre PP e União Brasil deve consolidar ainda mais o espaço do partido na base. A avaliação é que, na oposição, o PDT teria menos oportunidades de crescimento político.
A expectativa é de que o entendimento seja consolidado também em nível nacional. No dia 2 de maio, o ministro da Previdência e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, deverá se reunir com Jerônimo Rodrigues para tratar do retorno oficial da legenda ao grupo governista.