Os moradores do bairro da Caixa D’Água, em Lauro de Freitas, estão prestes a garantir a regularização fundiária urbana de seus imóveis. Na terça-feira (21), representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR) se reuniram com a população local para dar início ao cadastramento social das famílias.
Segundo Alana Freire, coordenadora do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária (DEHAB), aproximadamente 130 famílias serão contempladas inicialmente. “Vamos começar por duas quadras, regularizando os imóveis dessas áreas até alcançarmos a escritura pública. Realizaremos o cadastro social das famílias, medição, topografia, visitaremos casa por casa e, finalmente, entregaremos a planta com a escritura, que é o produto final”, explicou Alana. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O bairro da Caixa D’Água será o sétimo a receber esta ação da SEDUR, juntando-se às localidades de Aracui, Cajueiro, Tamarineiro, Terra Prometida, Alfa Vida e Jardim Jaguará, que também já foram beneficiadas. “Adquirir a escritura proporciona segurança familiar. Os moradores poderão financiar, vender ou deixar o imóvel como herança. É uma garantia social e tributária, permitindo ao município cobrar impostos”, destacou a coordenadora.
Para Edleuza de Oliveira, moradora da Caixa D’Água há mais de 30 anos, a iniciativa é a realização de um sonho. “Espero por isso há muitos anos. É um sonho realizado. Tenho apenas o documento de compra e venda da casa, mas ainda não possuo a escritura. Até se eu quiser vender, agora será mais fácil com tudo regularizado. Estou muito feliz”, comemorou Edleuza.