A Reage – Rede de Articulação pela Geração de Renda Preta surge como um importante instrumento para fortalecer o protagonismo da população negra na economia. Criada há cerca de um ano, a iniciativa visa ampliar oportunidades e reduzir desigualdades no mercado de trabalho, conectando empreendedores negros a investimentos e capacitação. “Nossa rede é uma forma de conectar e apoiar lideranças negras, permitindo que seus projetos e empreendimentos possam ser desenvolvidos com a força e o suporte necessário”, explica o diretor executivo da Reage, Aristóteles Moreira Filho.
Dados do Sebrae e do Dieese reforçam a urgência desse trabalho. Após a pandemia, empreendedores negros enfrentaram mais dificuldades para obter crédito e recuperar o faturamento, enquanto a diferença salarial entre negros e não negros chega a 40%. Para combater essas disparidades, a Reage atua em três frentes principais: networking, letramento racial e de gênero, e captação de recursos para fortalecer o empreendedorismo negro. O grupo também mapeia competências de lideranças negras para criar um banco de talentos que facilite conexões estratégicas.
A rede, que conta com nomes como Cléber Lázaro Julião Costa, Flávio França Daltro e Irlaneide de Jesus Machado na diretoria, busca ampliar sua atuação e convida interessados a se associarem gratuitamente pelo site reage.net.br. “Queremos criar uma estrutura sólida que não só gere oportunidades, mas transforme realidades”, conclui Aristóteles.