O vereador Randerson Leal (Podemos) revelou, em entrevista ao Panorama da Bahia, que pretende expandir a faixa azul para outras vias principais de Salvador. O Projeto Faixa Azul foi apresentado por ele e aprovado desde 2024, garantindo mais fluidez e segurança para motociclistas.
Após a implantação na Avenida Bonocô, o plano agora é levar o sistema para a Avenida ACM, Paralela, Vasco da Gama e Garibaldi. “A gente espera que seja ampliado esse sistema porque vai facilitar, vai dar maior fluidez e, principalmente, levar segurança para quem transita com motos na capital”, afirmou.
Sobre a possibilidade de redução de velocidade nas vias com faixa azul, o vereador afirmou que está em contato com o novo superintendente da Transalvador, Diego Brito, para que o órgão reconsidere a medida. Segundo ele, o projeto não prevê essa vinculação. “A autorização do Senatran também não vem vinculando nada em relação a isso, então não vejo por que reduzir a velocidade”, declarou.
A faixa azul, também chamada de motofaixa pela prefeitura, foi implantada para organizar o trânsito de motociclistas e reduzir acidentes. Randerson Leal defende a ampliação do sistema como forma de melhorar a mobilidade urbana, garantindo mais segurança para quem circula de moto na cidade.