Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Quase metade dos brasileiros não possui dinheiro guardado para lidar com imprevistos. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (4), pelo Instituto Datafolha, segundo a qual 43% dos entrevistados afirmaram não ter reserva para emergências. O levantamento mostra ainda que, embora 59% dos brasileiros se considerem planejados financeiramente, a falta de planejamento indica um descompasso entre intenção e prática.
A pesquisa apontou também que 84% dos participantes enfrentaram situações emergenciais no último ano, como atraso no pagamento de contas, necessidade de empréstimos, uso de crédito ou inclusão do nome em cadastros de inadimplentes. O planejamento mensal aparece como uma rotina para 64% dos entrevistados, mas as dificuldades para equilibrar o orçamento ainda são predominantes.
Ainda de acordo com o levantamento, 39% afirmam conseguir pagar as despesas, mas sem sobras, enquanto 19% admitem que nem sempre conseguem quitar todas as contas. A insatisfação com a situação financeira também é expressiva: 46% dos brasileiros se dizem insatisfeitos, 38% neutros e apenas 16% satisfeitos. Entre os que se consideram satisfeitos, 82% acompanham de perto os gastos mensais, percentual que cai para 55% entre os insatisfeitos. O estudo do Datafolha ouviu 2.000 pessoas com 18 anos ou mais, das classes A, B e C, com acesso à internet, em todas as regiões do país, entre os dias 16 e 29 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br