Search
Close this search box.

Quando cai o décimo terceiro? Veja quando benefício será pago

Para ter direito, é preciso ter trabalhado por 15 dias ou mais durante o ano

Prazo para adesão ao programa Litígio Zero termina nesta quinta-feira
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O décimo terceiro salário é um benefício concedido ao trabalhador com carteira assinada. É um salário extra criado pela Lei 4.090, de 1962. Na época da sua criação, esse salário era chamado de Gratificação Natalina, mas ficou popularmente conhecido como 13º salário.

O valor do décimo terceiro salário é igual ao mesmo valor do salário mensal do empregado, caso ele tenha mantido vínculo com a empresa por, pelo menos, 12 meses.

Esse valor é muito aguardado pelos brasileiros. A maioria (82%) usa a gratificação para comprar presentes de Natal, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Quando cai o 13º salário?

O décimo terceiro salário deve ser pago pelo empregador em duas parcelas, de acordo com a Lei n° 4.749. Assim, a primeira parcela deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e o dia 30 de novembro, sendo novembro o mês mais comum. Nessa parcela, o empregado recebe metade do valor do décimo terceiro salário e corresponde a 50% do salário de outubro, descontando-se eventuais adiantamentos feitos ao longo do ano.

>> Leia também: Pagamento do 13º salário injetará R$ 291 bilhões na economia.

Já o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro. Nessa parcela, o empregado recebe a outra metade do décimo terceiro salário, correspondente a 50% do salário de novembro, também descontando eventuais adiantamentos.

De acordo com o texto da lei, “no mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus”.

Quem tem direito ao 13º salário?

O décimo terceiro salário é um benefício que deve ser pago a todos os trabalhadores com registro em carteira de trabalho. O direito a receber inclui também os trabalhadores domésticos, rurais, urbanos ou avulsos. Para ter direito, é preciso ter trabalhado por 15 dias ou mais durante o ano.

Entre os beneficiados, os aposentados e pensionistas também têm direito ao décimo terceiro, assim como as pessoas que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.