Filiados do PT em 381 municípios da Bahia vão às urnas neste domingo (6) para escolher os novos presidentes municipais, além de renovar as direções estadual e nacional do partido. O Processo de Eleição Direta (PED) ocorre das 9h às 17h, com mais de 480 candidaturas municipais e 63 zonais no estado, refletindo a capilaridade da legenda na Bahia e em todo o país.

Cinco nomes disputam a presidência do Diretório Estadual para suceder Éden Valadares: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito. Para Éden, o PED reforça a democracia interna e ajudará a unificar a militância para os desafios das próximas eleições. “Esperamos sair desse PED com uma agenda unificada para os desafios eleitorais de 2026”, declarou.
O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino, conhecido como Jojó, afirmou que a estrutura do pleito está pronta e que a expectativa é fortalecer ainda mais a legenda. “Acredito que vai ser um processo riquíssimo de renovação e oxigenação do partido no estado da Bahia”, comentou, destacando a preparação para as próximas disputas eleitorais.
O resultado final do PED será divulgado na terça-feira (8), após a apuração completa dos votos em todo o estado. Antes disso, na segunda-feira (7), a direção estadual do PT fará um balanço preliminar da votação em coletiva marcada para as 16h, na sede do partido, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.