Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), comentou sobre a reforma do secretariado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o papel que o PSDB deve ocupar na administração municipal. Muniz informou que, até o momento, ainda não houve uma conversa com o prefeito sobre a secretaria que seu partido deve ocupar, mas que o diálogo está previsto para o final de novembro. “Tenho certeza que ele vai iniciar essa conversa a partir do final de novembro, para no início de dezembro ele passar a mudança que ele quer fazer com os novos secretários”, disse Muniz.
Apesar de ter recentemente sinalizado o interesse do PSDB em uma secretaria de maior porte, devido ao crescimento do partido nas eleições de 2024, Muniz destacou que a decisão final cabe ao prefeito. “O PSDB não vai fazer exigência nenhuma ao prefeito, não vai colocar ‘faca no pescoço’, essa não é uma atitude do partido, a atitude do partido é ajudar”, afirmou. Ele reforçou que o partido pretende colaborar onde o prefeito achar que a contribuição será mais eficaz, sem imposições.
Muniz também explicou que o partido está aberto a participar do governo municipal da maneira que o prefeito considerar mais adequada, ressaltando o compromisso com as necessidades da população de Salvador. “Onde ele achar que nós devemos ajudar, nós iremos. Se nós não aceitarmos o que ele possa fazer, nós diremos a ele que não aceitaremos, mas continuaremos participando do governo e ajudando a cada dia que passe a gente melhorar a vida do povo de Salvador”, completou.
Em outubro, logo após as eleições, Muniz havia mencionado o desejo do PSDB de ter um papel mais estratégico na administração devido à expansão do partido, que passou a contar com seis vereadores. “Quando um partido dobra de tamanho, ele precisa de um espaço maior e mais estratégico. Hoje, o PSDB comanda a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Senge), mas queremos uma secretaria com estrutura ainda mais forte, que possa dar suporte à administração do prefeito e atender às demandas da população”, concluiu Muniz.
Assista: