Na tarde deste domingo (29), manifestantes atearam fogo em pneus próximo ao camarote do Festival Virada Salvador 2025, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, em protesto contra mudanças feitas pela Prefeitura de Salvador. Ambulantes alegam que a alteração no acesso principal do evento, agora pelo lado da praia, tem prejudicado as vendas, uma vez que a localização definida para eles não atrai o público. “Queremos trabalhar! Queremos trabalhar!”, gritavam os manifestantes em coro, como registrado em um vídeo que circula nas redes sociais [veja abaixo].
A rápida chegada dos Bombeiros controlou as chamas, mas os manifestantes continuaram ameaçando reacender o fogo para chamar a atenção da Prefeitura. A insatisfação dos ambulantes se soma às críticas de parte do público, que reclamou da dificuldade de acesso à arena. Segundo relatos, a caminhada de quase um quilômetro até a entrada da arena foi motivo de queixas na Ouvidoria Geral do Município (OGM). “Enquanto a gente dá essa ‘paletada’, quem vai para o camarote desce praticamente em frente ao portão vip. Isso revolta”, criticou Ednilson Lopes, que estava acompanhado da esposa e do filho.
Recentemente, em entrevista coletiva, o prefeito Bruno Reis justificou a mudança como necessária para evitar congestionamentos no entorno do evento, mas a explicação não convenceu os insatisfeitos. A sensação de desigualdade foi amplificada pela diferenciação no tratamento dos acessos, com benefícios aparentes para o público seleto do camarote, enquanto o público geral enfrenta dificuldades e longas caminhadas.
Até o momento, a Prefeitura de Salvador não se manifestou oficialmente sobre o protesto desta tarde ou sobre as reclamações relacionadas ao acesso ao evento. O Panorama da Bahia mantém o espaço aberto para a inclusão de posicionamento. A Ouvidoria Geral do Município segue com atendimento presencial no Festival Virada Salvador, no estande próximo ao palco Brisas, e atendimento 24 horas através do Fala Salvador pelo telefone 156.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Assista:
Protesto com fogo em pneus expõe insatisfação de ambulantes na Virada Salvador. Eles alegam que a alteração no acesso principal do evento, agora pelo lado da praia, tem prejudicado as vendas, uma vez que a localização definida para eles não atrai o público. 📹: Salvatore Dimino pic.twitter.com/uIwI580uyN
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) December 29, 2024