A procura por aulas de ginástica cresceu significativamente na Bahia após as Olimpíadas de Paris 2024, impulsionando os projetos de iniciação esportiva apoiados pelo Governo do Estado. No mês passado, a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) deu início a aulas gratuitas de ginástica artística no Centro de Treinamento Waldemar Santana, em Salvador, onde 200 meninas, entre cinco e 16 anos, treinam na trave, solo, e outros aparelhos. “Esses projetos buscam garantir o direito ao esporte, integrando as crianças à comunidade e à rede de ensino pública”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
Além das atividades em Salvador, a parceria entre a Sudesb e a Federação Baiana de Ginástica também inclui aulas de ginástica rítmica, oferecidas desde 2022 na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, que já atende mais de 400 crianças. A presidente da Federação, Evelin Lobo, destacou a importância do apoio do governo estadual para a contratação de profissionais e a compra de equipamentos. “Sem esse suporte, seria inviável manter esse espaço de treinamento gratuito e acessível para tantas crianças”, afirmou, lembrando que o objetivo é desenvolver talentos que possam representar a Bahia e o Brasil.
Entre outros projetos de iniciação esportiva oferecidos pela Sudesb estão o ‘Natação em Rede’ e o ‘Núcleo de Esportes de Lutas e Combates II’, que incluem modalidades como boxe, karatê e judô. Com cerca de quatro mil crianças atendidas nos últimos dois anos, a Sudesb projeta a ampliação das atividades devido à alta demanda. “Sempre que abrimos inscrições, somos procurados por um grande número de interessados, o que nos motiva a garantir que mais crianças possam descobrir o esporte e sua vocação”, celebrou Vicente Neto.