Projeto ‘Micareta Sustentável e Solidária’ transforma a maior festa de Feira de Santana em um exemplo de inclusão e preservação ambiental

Foto: Ong Cama
Foto: Ong Cama

A Micareta de Feira de Santana, conhecida como uma das maiores festas populares do interior do Brasil, ganha um novo significado este ano com a implementação do projeto “Micareta Sustentável e Solidária”. Uma iniciativa inovadora liderada pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), com o suporte do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O projeto visa transcender a folia, buscando proporcionar melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e associados de materiais recicláveis, por meio de uma gestão ambientalmente sustentável dos resíduos sólidos. Nesta edição da Micareta, que ocorre até domingo (21), a festa será mais do que um evento de entretenimento; será uma oportunidade de inclusão social e preservação do meio ambiente. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Jailton Cardoso, presidente da Artemares, destaca a relevância desta iniciativa inédita. “Estamos comprometidos em assegurar a dignidade e o reconhecimento do trabalho dos catadores e catadoras, promovendo a inclusão social e ambiental durante a Micareta de Feira”.

O projeto beneficiará diretamente 300 catadores autônomos, além de 60 associados da Artemares. Todos os participantes receberam kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) da CAR, juntamente com orientações sobre segurança no trabalho, técnicas de separação de materiais e práticas ambientais sustentáveis. Essa abordagem visa não apenas melhorar as condições de trabalho, mas também fomentar o desenvolvimento profissional e a conscientização ambiental entre os envolvidos.

“A central de coleta está estrategicamente localizada no circuito da festa, facilitando a coleta e o encaminhamento sustentável dos resíduos. Os catadores autônomos serão encarregados da coleta dos resíduos sólidos, enquanto os associados cuidarão da gestão da central, da comercialização solidária e da destinação adequada dos resíduos para reciclagem”, afirma Joilson Santana, coordenador executivo da ONG CAMA. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Joilson ressalta que o projeto Micareta Sustentável e Solidária transforma a Micareta de Feira de Santana em um evento mais inclusivo e ambientalmente responsável. “O apoio da CAR tem sido fundamental para viabilizar esta iniciativa, garantindo não apenas melhores condições de trabalho para os catadores, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente”.

Anuncie no PB Branco

Além disso, a ação Micareta Sustentável e Solidária recebe o apoio das Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); do Meio Ambiente (SEMA); de Desenvolvimento Rural (SDR), além do Ministério Público do Trabalho da Bahia, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e da empresa Sustentare.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.