Search
Close this search box.

Programa de Aquisição de Alimentos vai garantir distribuição de 87 mil litros de leite por dia na Bahia

Parceria entre Governos Estadual e Federal beneficia produtores e promove segurança alimentar no estado

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Foto: Mateus Pereira/GovBA

Foram assinados, nesta terça-feira (9), em Salvador, 21 contratos do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade leite (PAA Leite), fruto de uma colaboração entre o Governo da Bahia, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e o Governo Federal, representado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O investimento de R$ 20 milhões visa fortalecer a produção leiteira local e garantir o abastecimento para pessoas em vulnerabilidade social.

Com duração de 12 meses, o programa prevê a distribuição gratuita de 29,7 milhões de litros de leite integral de cabra e vaca por cooperativas, associações e laticínios. Esta iniciativa abrangerá 173 municípios distribuídos em 24 territórios de identidade na Bahia. O evento de assinatura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da titular da Seades, Fabya Reis, além de outras autoridades e beneficiários do programa. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Durante o evento, o governador destacou a importância da parceria com o Governo Federal e ressaltou o papel das prefeituras na execução do programa, anunciando ainda planos para ampliar a assistência a todos os 417 municípios do estado. “É significativo porque a gente está falando de um marco que mostra que as políticas públicas estão sendo retomadas, sendo fortalecidas. A agricultura familiar, os produtores, eles estão de volta ao centro da agenda governamental”, enfatizou o assessor do MDS, Sávio Costa.

Com a assinatura dos contratos, 21 entidades, entre cooperativas, associações e laticínios, se comprometem a atender aos requisitos necessários para a expansão do PAA Leite na Bahia. Além de promover a segurança alimentar, o programa visa impulsionar a geração de renda e o desenvolvimento rural sustentável entre os agricultores familiares, fomentando a permanência e a sobrevivência das famílias no campo. Este é mais um passo importante na valorização da agricultura familiar e na construção de um futuro mais próspero para todos os baianos.

Ação integrada

“Através do sistema Infoleite, o recurso é repassado ao produtor, que entrega o laticínio e recebe, portanto, o valor para fazer o ensacamento e a distribuição desse produto na rede socioassistencial”, explicou Fabya Reis.

A secretária destacou, também, que o PAA Leite é integrado ao PAA Alimento e ao programa estadual Bahia Sem Fome (BSF): “o BSF atua com as ações emergenciais, como a distribuição de alimentos, e com programas estruturantes, enfim, outras ações que envolvem tanto a Seades como outras secretárias, pensando na ação emergencial e em uma ação de médio e longo prazo”.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.