Primeiro trem do VLT chega a Salvador em dezembro, anuncia Jerônimo

Governador visita fábrica da CAF em Hortolândia com lideranças do Subúrbio e garante cronograma do novo modal

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acompanhou, nesta quarta-feira (10), os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado em Salvador e Região Metropolitana. A visita ocorreu na unidade da CAF, em Hortolândia (SP), onde também participaram 20 líderes comunitários do Subúrbio Ferroviário. A primeira composição está prevista para chegar à capital baiana em 5 de dezembro, totalmente pintada e com design inspirado na cultura local.

Segundo Jerônimo, a fase atual marca um passo decisivo para o novo sistema. “A CAF nos deu como garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes, enquanto a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”, afirmou o governador.

Durante a visita, os trens passaram por avaliação técnica, modernização de componentes, pintura e testes de performance. A CAF destacou que o processo segue padrões internacionais e atende às especificações da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). “Agora, estamos realizando os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de dezembro em Salvador. O nosso objetivo como fabricante é ver os nossos trens operando”, explicou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil.

A presença das lideranças comunitárias trouxe simbolismo ao momento. Marisqueiras e pescadores, que terão adaptações específicas nos vagões para transportar seus produtos, puderam ver de perto o funcionamento do novo modal. Para Fátima Lima, quilombola de São Tomé de Paripe, a mudança será transformadora. “Vai mudar muita coisa, porque pegar um ônibus hoje é como se a gente estivesse em uma lata de sardinha. O VLT chega pra gente se reinventar também”, disse. Já Lázaro Conceição, de Paripe, destacou a modernidade: “A chegada do VLT vai sim trazer mais mobilidade. Vamos circular com mais fluidez e mais rápido”.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS é considerado o maior projeto de mobilidade em andamento no país. Ao todo, serão 40 trens do modelo URBOS 3, cada um com capacidade para 400 passageiros, tecnologia de ponta e velocidade de até 70 km/h. As obras já alcançam mais de 33% de avanço no primeiro trecho e seguem em ritmo acelerado, consolidando o empreendimento como um marco na transformação do transporte público da Bahia.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.