Com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, a 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), será realizada entre os dias 23 e 29 de setembro, com destaque para a participação do Museu do Saneamento Embasa (MuSa), em Salvador. O evento tem como objetivo promover o acesso de todos os públicos aos museus, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.
Helena Carol Rebello, gerente de Eventos Corporativos e Patrimônio Cultural da Embasa, reforçou o compromisso do MuSa com a inclusão. “A maior parte do acervo do museu está em áreas planas, com rampas de acesso, e contamos com exposições em Braille e visitas guiadas com audiodescrição”, destacou. O museu também oferece a possibilidade de agendamento de intérpretes de libras, garantindo uma experiência inclusiva.
Durante a programação, o MuSa receberá visitas de grupos com necessidades especiais, como o Instituto de Cegos, pessoas surdas e ensurdecidas que trabalham na Embasa, além de alunos do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, que participarão de uma roda de conversa sobre inclusão e acessibilidade. O encerramento contará com uma recepção guiada do grupo Saídas Culturais Acessíveis e uma apresentação do Coral Água Viva, composto por funcionários da Embasa.
O Museu do Saneamento Embasa é gratuito e aberto ao público durante todo o ano, mediante agendamento prévio clicando aqui. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h.