Em pouco mais de um ano desde seu lançamento, o livro ‘Preto Ozado’, do escritor baiano Lucas de Matos, alcançou números impressionantes, ultrapassando 1.600 cópias vendidas em cinco estados brasileiros e sendo recomendado por mais de 25 perfis do segmento no Instagram. Agora, o sucesso literário se transforma em audiovisual com ‘Preto Ozado: O Filme’, um minidocumentário que traz depoimentos emocionantes, entrevistas para programas de TV, curiosidades e imagens inéditas do processo criativo.
O filme, dirigido pelo próprio Lucas e editado por Edvaldo Júnior, mergulha na carreira do autor, que ganhou destaque na cena poética através de videopoesias e produção de saraus. Lançado no YouTube, o documentário, dividido em três partes, oferece uma experiência única ao espectador, com gravações realizadas em Salvador e outros estados.
Além de celebrar o sucesso literário, ‘Preto Ozado: O Filme’ destaca o impacto da obra na vida dos leitores, com histórias como a de Quezia Maciel, que passou pela transição capilar após se inspirar no livro, e de Duda Santhana, uma leitora de apenas 8 anos que recita poemas de ‘Preto Ozado’ em eventos literários. Com um olhar envolvente e enfrentando o racismo, o documentário promete emocionar e inspirar, levando a narrativa coletiva de ‘Preto Ozado’ para novos espaços, como escolas e festas literárias.
O escritor pretende exibir o documentário em escolas, festas literárias e espaços onde se possa falar sobre literatura e a educação. “Preto Ozado é uma narrativa coletiva, conectada à filosofia ubuntu que diz ‘eu sou, porque nós somos’. Se esse livro tem se espraiado de maneiras diferentes, é por conta desse apoio coletivo”, enfatiza. O minidocumentário tem 30 minutos, e está disponível no canal oficial de Lucas no YouTube. Assista aqui: