A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, convocou os eleitores a comparecerem às urnas no próximo domingo (6), primeiro turno das eleições municipais. Durante a última sessão do TSE antes do pleito, realizada nesta quinta-feira (3), a ministra destacou o esforço dos mais de 20 mil servidores da Justiça Eleitoral para garantir as votações. “Os servidores trabalharam com afinco para que os brasileiros votem com tranquilidade e liberdade”, afirmou.
A ministra também ressaltou a importância do voto como um momento de civismo e tranquilidade democrática. Cármen Lúcia pediu que os eleitores não levem dissabores pessoais ou ideológicos às urnas e celebrou a pluralidade, que é um direito constitucional. “Esperamos que não haja ofensas ou violência, porque é nas diferenças que se constrói a nossa pluralidade”, disse.
O primeiro turno das eleições acontecerá no domingo (6), e o segundo turno, onde necessário, está previsto para 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores. Na Bahia, dos 417 municípios, apenas Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Camaçari podem ter 2º turno. Isso ocorre porque, de acordo com a legislação eleitoral, apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno nas eleições municipais.