Em entrevista exclusiva concedida recentemente durante o Carnaval ao Panorama da Bahia, Maria Marighella (PT), presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), comentou a relevância da retomada das políticas públicas para a cultura no Brasil. Em meio à efervescência da festa, Marighella expressou sua emoção em ocupar um cargo no Ministério da Cultura, sob a gestão de Margareth Menezes, destacando a responsabilidade de nacionalizar as políticas para as artes e democratizar o acesso à cultura.
“É uma enorme emoção estar no Ministério da Cultura, o Ministério de Margareth, nesse contexto de retomada das políticas públicas para a cultura. Olha isso, né? Cultura como uma publicação para o nosso povo e ser uma baiana no Ministério, na Funarte, é uma grande responsabilidade, que é a responsabilidade, primeiro, de nacionalizar as políticas públicas para as artes e de transformar essa riqueza do nosso povo, direito de todo cidadão”, afirmou Marighella.
A presidenta destacou a construção da Política Nacional das Artes, revelando que esta política tem forte influência das experiências e iniciativas culturais da Bahia. Ela ressaltou programas como o apoio a ações continuadas, apoio plurianual, fomento plurianual e políticas afirmativas, incluindo cotas para a população negra, indígena e pessoas com deficiência. Marighella também mencionou um projeto de circulação cultural, indicando o compromisso em expandir o acesso à cultura em todo o país.
Assista entrevista com Maria Marighella:
Presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), @mariamarighella (PT), comenta a relevância da retomada das políticas públicas para a cultura no Brasil. pic.twitter.com/4JuYnjiz8l
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) February 20, 2024