A Prefeitura de Salvador deu início, nesta segunda-feira (5), ao ciclo de oficinas que irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Segurança e Defesa Social (PMSPDS). Representantes de diversos órgãos municipais participaram do encontro no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no Costa Azul, onde foi apresentado o cronograma das atividades, que seguem até julho. As oficinas de validação começam no dia 12 de maio e a socialização do plano ocorrerá em junho.
“O plano será construído em consonância com as diretrizes nacionais e vai orientar o uso dos recursos públicos, fortalecendo as ações que já desenvolvemos nas secretarias e diretorias da Prefeitura”, afirmou Humberto Sturaro, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência. Dividido em quatro eixos, o plano abordará desde a proteção cidadã até a pacificação social, detalhando a atuação municipal em temas como ordenamento, iluminação e mobilidade.
A proposta será consolidada com a participação da sociedade civil, por meio de uma Conferência Municipal em agosto. “Será uma ferramenta para organizarmos as ações da guarda e de outros órgãos municipais”, disse o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo. Já o coordenador do grupo de trabalho, o atual subsecretário da Secretaria de Reparação, Paulo Emanuel Alves, destacou: “Vamos cumprir o calendário para que o plano esteja aprovado até o fim do ano e possa ser executado o quanto antes”.