Search
Close this search box.

Prefeitura entrega Memorial das Baianas de Acarajé

O espaço serve como exposição permanente da história das baianas e realização de eventos e divulgação da gastronomia regional, especialmente do acarajé

Prefeitura entrega Memorial das Baianas de Acarajé
Foto: Lucas Moura/PMS
Foto: Lucas Moura/PMS

O Memorial das Baianas de Acarajé, um dos importantes equipamentos históricos e culturais de Salvador, foi entregue pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (17), após passar por revitalização. A obra contou com investimento de R$545,4 mil.

O espaço, localizado no Centro Histórico de Salvador, fica na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída.

O objetivo da Prefeitura, responsável pela obra de revitalização, é resgatar a função do espaço como exposição permanente da história das baianas e realização de eventos e divulgação da gastronomia regional, especialmente do acarajé. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), assim como a curadoria do Memorial.

“As baianas são um dos principais símbolos da cidade e projetam Salvador para o Brasil e para o mundo, são mulheres de fibra e que produzem um quitute que é conhecido nos quatro cantos do planeta. Aqui é um reconhecimento da história das baianas, é mais um ponto de visitação, mais um equipamento para receber turistas e soteropolitanos, e tenho certeza que esse novo memorial será um sucesso”, disse o prefeito Bruno Reis no momento da entrega.

História do Memorial

Inaugurado em 2009, o Memorial das Baianas é um equipamento que foi concebido para integrar diferentes espaços: cozinha, sala de oficinas, salas de exposição e centro de referência, numa perspectiva de potencializar a difusão dos conhecimentos associados ao ofício da baiana de acarajé, que é patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 14 de janeiro de 2005, no Livro de Registro dos Saberes.

Com esse conceito, o memorial mostra a história do ofício das baianas bem como a imagem e trabalhos delas, como os fios-de-contas, pano-da-costa e sua indumentária.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.