A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta quarta-feira (12), uma obra de contenção de encosta na Rua Ferreira Santos, no bairro da Federação. Com investimento de R$ 2 milhões, a intervenção protege uma área de 390 metros quadrados e faz parte do programa municipal de enfrentamento às chuvas. “Nunca se entregou tantas obras de proteção de áreas de risco na história dessa cidade. Nosso trabalho ocorre ao longo dos 365 dias do ano”, afirmou o prefeito Bruno Reis (União Brasil), destacando que, desde 2021, já foram entregues 134 contenções de encosta na capital.
Além de garantir mais segurança para os moradores da região, a obra protege uma grande adutora da Embasa que passa pelo local, evitando possíveis rompimentos. “Essa encosta agora está segura, e isso impacta diretamente a vida de muitas famílias. Também garante a mobilidade, pois a Rua Ferreira Santos é um importante acesso à Federação”, explicou o prefeito. Comerciantes locais comemoraram a entrega. “O local estava prestes a desabar, agora temos mais tranquilidade para trabalhar e viver aqui”, disse o comerciante Nilo José Alves.
O trabalho de prevenção segue em Salvador, com 25 obras de contenção em andamento e outras 44 já projetadas, totalizando R$ 100 milhões em novos investimentos. Segundo a Defesa Civil, a contenção da encosta evita não apenas riscos para a população, mas também impactos na infraestrutura urbana. “Se a encosta colapsasse, poderia danificar a estrutura da adutora e comprometer o abastecimento na região”, destacou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.