A Prefeitura de Salvador lançou uma licitação para a reforma da sede do Ilê Aiyê, no bairro da Liberdade, com investimento de R$ 5,68 milhões. As obras, que incluem climatização, acessibilidade, melhorias na Escola Mãe Hilda e renovação das instalações elétrica e hidráulica, serão conduzidas pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). O projeto também visa melhorar o espaço físico para as ações culturais e sociais desenvolvidas pelo bloco afro.
A Superintendência de Obras Públicas (Sucop) estima que as empresas interessadas serão conhecidas até 17 de outubro, com prazo de 150 dias para conclusão das obras após a assinatura da ordem de serviço. O secretário de Cultura, Pedro Tourinho, destacou a importância do projeto: “O prédio será um dos maiores e mais importantes equipamentos culturais da cidade, atendendo uma antiga demanda da comunidade”.
O Ilê Aiyê, fundado em 1974, desempenha um papel fundamental no empoderamento e na representatividade da população negra de Salvador. Com a reforma, além de novos cursos e atividades, o espaço reforçará sua atuação social, com parcerias para capacitação profissional e oferta de atividades para estudantes das comunidades.