Com o encerramento do Censo Escolar 2025 se aproximando, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniu nesta quinta-feira (22) os 82 gestores das escolas municipais no auditório do SENAI. O encontro teve como objetivo alinhar a efetivação e validação das matrículas no Sistema de Gestão Escolar – SÁBIO, essencial para garantir os recursos que financiam a educação do município.
De acordo com o subsecretário da SEMED, Vanilson Luz, conhecido como Mizoca, a reunião foi fundamental para reforçar que a alimentação correta dos dados no sistema é o que garante repasses do governo federal, usados na merenda escolar, no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), pagamento de educadores sociais e na manutenção de projetos educacionais. “Se as escolas não lançarem os dados até o dia 28, podemos perder recursos importantes para o próximo ano”, alertou.
Além do alinhamento sobre o Censo, o encontro também abordou demandas internas relacionadas a professores, pedagogos e funcionários, além de estratégias de organização da rede. “Esse tipo de reunião coloca a educação no trilho certo. Quando a prefeitura promove esse momento, ela garante que todos caminhem no mesmo rumo, que é uma educação de qualidade”, destacou Luciano Reis, diretor da Escola Municipal Solange Coelho.