Em nova mesa de negociação realizada nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), propôs um reajuste de 2% para os servidores da educação. A reunião ocorreu no Centro Administrativo (CALF) e contou com a presença de representantes da ASPROLF, sindicato da categoria, além de membros do governo municipal.

A secretária Tamires Andrade destacou que a proposta foi feita por orientação da prefeita Débora, diante das limitações orçamentárias. “Mesmo diante de todos os desafios financeiros com dívidas deixadas pela gestão passada […] estamos fazendo a proposição”, disse. Ela ressaltou que a categoria não teve qualquer aumento salarial em 2024 e que o valor total da folha da educação atinge R$ 303 milhões, dentro de um orçamento de R$ 306 milhões para toda a área.
Para o presidente do sindicato, Valdir Silva, o avanço está no reconhecimento do diálogo. “Nós avaliamos como positivo o fato da prefeitura apresentar o índice do reajuste salarial. O que vamos fazer agora é levar a proposta do governo para os professores.” A resposta da categoria será apresentada em um novo encontro, com data ainda a ser definida.