A semana foi de intensa atividade para a Prefeitura de Lauro de Freitas, concentrando esforços na comunidade do Parque Santa Rita, em Itinga, com sua iniciativa ‘Prefeitura em Ação’. Após serviços de limpeza e recuperação de vias públicas realizados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) ao longo da semana, o sábado (2) foi dedicado ao ‘Dia D’ da ação na Escola Santa Rita, localizada na 1ª Travessa.
A prefeita Moema Gramacho (PT) destacou a importância do programa, enfatizando que ele traz os serviços diretamente aos cidadãos. “O Prefeitura em Ação é uma prática que a gente já vem desenvolvendo há muitos anos e para nós é muito importante porque a gente mantém tudo funcionando normalmente, mas tiramos uma semana para fazer a ida nos bairros”, explicou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Durante o evento, que ocorreu das 9h às 14h, a população teve acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos fornecidos por várias secretarias municipais. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) ofereceu uma variedade de atendimentos, desde consultas clínicas até exames de ultrassom e testes de Covid-19. O secretário da Saúde Augusto Cesar destacou a relevância do projeto para levar serviços diretamente às pessoas.

“O Prefeitura em Ação é um projeto maravilhoso criado por Moema para garantir serviço público de qualidade para as pessoas. Aqui no Parque Santa Rita a gente finaliza hoje, é uma semana em cada lugar, já na próxima semana estaremos em outra localidade levando os mesmos serviços para outra comunidade”, informou o secretário.
Para Dona Vânia dos Santos, de 54 anos, um dia foi suficiente. “A gente ganha tempo, né? Tempo e facilidade. A gente consegue marcar tudo num dia só, sem precisar pegar fila. Às vezes você tem que sair 4h da manhã pra marcar um médico. E aqui foi tudo muito rápido”, disse Dona Vânia, moradora do Caji. “Agora eu vou passar ali pelo dentista. Vou aproveitar logo”, completou, sorrindo.
Além dos serviços de saúde, outras secretarias estiveram presentes para atender às necessidades da comunidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) ofereceu assistência social, enquanto a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) prestou atendimento relacionado a serviços bancários. A SEPADHIR realizou cadastros para emissão de Passe Livre e ofereceu atendimento de ouvidoria, enquanto a SEJU auxiliou com a emissão de ID Jovem e Partiu Trampo, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho.
O evento também destacou o combate à dengue, com Lauro de Freitas inaugurando recentemente a primeira unidade referência de combate à doença no Brasil. A presença da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM) ofereceu suporte em casos de violência doméstica, enquanto a recreação infantil proporcionada pela SETREL e os serviços da Ouvidoria Geral do Município completaram a variedade de atendimentos disponíveis.
Assista vídeo abaixo: