Com chuvas intensas desde a madrugada de sexta-feira (2), Lauro de Freitas registrou 149 mm de precipitação em 72 horas, segundo o INMET. A Prefeitura agiu de forma rápida e integrada, com secretarias em campo desde o início dos transtornos. “Entramos de imediato realizando ações emergenciais para reduzir danos e garantir a segurança da população”, disse a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim. A cidade permanece em alerta, mas sem chamados de emergência durante a madrugada deste sábado (3).
Aberturas de barragens, como a do bairro do Jambeiro, ajudaram a controlar o fluxo das águas. “A abertura da barragem é um fator normal quando há grande fluxo de chuva. Serve como alívio de pressão do volume hídrico”, explicou Handerson Alves, superintendente da Defesa Civil. Equipes atuaram em diversos pontos da cidade com drenagem, desobstrução, retirada de árvores e reparos em buracos, como na Rua José Carlos de Souza, onde houve substituição de manilhas danificadas e início de pavimentação.
Paralelamente, engenheiros realizaram nova vistoria na Avenida Santa Rita, em Itinga, para buscar soluções aos alagamentos recorrentes. A Secretaria de Desenvolvimento Social distribuiu kits de higiene, alimentos, água, travesseiros e lençóis às famílias afetadas. “Para dar apoio às equipes, os salva-vidas estiveram integrados às operações”, destacou Glauber Moraes, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF).
A gestão municipal segue atenta e reforça que qualquer emergência deve ser comunicada pelo telefone 199 ou via WhatsApp (71) 3288-8628.