A Prefeitura de Lauro de Freitas reuniu nesta quinta-feira (15) os 105 contemplados no Edital SIVÚ Resistência para assinatura do Termo de Premiação Cultural. O evento aconteceu no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão e marcou a última etapa do processo, que beneficia artistas individuais, coletivos e espaços culturais com recursos da Lei Aldir Blanc. “Encerramos mais um ciclo com transparência e valorização da cultura local”, afirmou o secretário da Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis.

O edital SECULT n.º 001/2025, Termo de Celebração Cultural, n° 001/2025 distribuiu prêmios de R$ 5 mil para 40 artistas individuais e R$ 10 mil para 50 grupos e 15 espaços culturais. Também garantiu cotas sociais, reservando vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência. Dona Detinha, de 84 anos, representante das beijuzeiras de Areia Branca, emocionou o público ao defender a preservação da cultura ancestral. “Somos parte viva da cultura de Lauro de Freitas”, declarou.
Outro destaque foi Aidê Nascimento, de 67 anos, mestra do Terno de Reis Estrela Dalva, que celebrou a importância do incentivo para manter viva a tradição em Portão. O apoio financeiro vem da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e garante o fortalecimento de projetos culturais com forte impacto comunitário. Clique aqui e confira a lista completa dos premiados.