A Prefeitura de Jequié, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça da Bahia, realizou na noite da última quinta-feira (15) o primeiro casamento quilombola coletivo do estado. O evento aconteceu na comunidade do Barro Preto e uniu oficialmente 18 casais.
A cerimônia foi realizada na quadra da Escola Quilombola Milton Santos, que recebeu decoração especial com elementos da cultura quilombola.
Estiveram presentes o prefeito Zé Cocá, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, além de representantes do Judiciário e autoridades locais. A orquestra do NEOJIBA emocionou o público com apresentações musicais.
“Com o coração cheio de alegria, vivenciamos um momento histórico e profundamente abençoado: o primeiro Casamento Quilombola Coletivo da Bahia! Foram 18 casais da comunidade do Barro Preto que disseram ‘sim’ ao compromisso e ao sonho de construir um futuro lado a lado. A ação foi uma expressão do nosso respeito e cuidado com a nossa gente. Agradecemos imensamente ao Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Anhanguera de Jequié, à Associação Beneficente Quilombola do Barro Preto e à Unidade Indígena Narrativas e Articulação de Jequié (UNINAJ), por caminharem conosco nesta missão tão especial e, também, agradecemos as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Cultura e Turismo por terem preparado esse evento tão especial. Que Deus abençoe cada casal e fortaleça seus laços com amor, fé e esperança!”, disse Zé Cocá.