A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), reabre nesta quinta-feira (24), o Arquivo Histórico do município, localizado na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro. Após três anos fechado ao público, o espaço retorna com novidades que fortalecem a preservação da memória local, como sistema informatizado de geolocalização e parte do acervo já digitalizado.

O equipamento volta a funcionar com a missão de garantir o acesso à informação, estimular pesquisas e promover atividades culturais e educativas, como oficinas, exposições, palestras e cursos voltados à história e identidade do município. O objetivo é colaborar com estudantes, pesquisadores e instituições educacionais, reforçando o compromisso da gestão com a valorização do patrimônio histórico.
Gerido pela Coordenação de Patrimônio da Secult, o Arquivo abriga cerca de 550 metros lineares de documentos, incluindo leis, decretos, livros de atas e outros registros de importância histórica. Com 286 m² de área construída, o espaço conta com sete salas, recepção, copa e banheiros acessíveis. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.