Mais de mil representantes de municípios baianos, incluindo prefeitos, prefeitas, vereadores e secretários, participam a partir desta segunda-feira (19) da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A comitiva é liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, e tem como pauta prioritária a aprovação da PEC 66/2023, que trata do reequilíbrio fiscal dos municípios.

“A gente está com muita esperança na aprovação da PEC 66, o que deve acontecer nesses 40, 45 dias”, afirmou Wilson. Segundo ele, “os municípios não suportam mais, estão sofrendo com bloqueios e impossibilitados de investir em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura”. O presidente da UPB alertou ainda que boa parte dos orçamentos está comprometida com o pagamento de dívidas, o que trava a gestão pública.
Além da PEC 66, a comitiva baiana também levará à Marcha o PLP 51/2021, que cria o SIMPLES Municipal, com alíquotas do INSS proporcionais à receita de cada cidade, proposta pelo senador Jaques Wagner (PT). A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (20), com presenças confirmadas do presidente Lula, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.