Search
Close this search box.

Prefeito Zé Cocá responsabiliza Chesf por inundação em Jequié

Segundo o gestor, havia previsão de grandes volumes de chuva entre os dias 24 e 25

Prefeito Zé Cocá responsabiliza Chesf por inundação em Jequié
Foto: Reprodução YouTube
Foto: Reprodução YouTube

O prefeito de Jequié – município atingido pela água da vazão da Barragem da Pedra – Zé Cocá disse em entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Jequié, que a culpa da enchente que atinge a cidade é da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

“A cheia do Rio de Contas, na minha concepção, foi uma desorganização da Chesf, porque havia uma previsão desde o dia 18 de grandes volumes de chuva entre os dias 24 e 25. Por que a Chesf não soltou água antes? Nós temos quarenta dias pedindo a Chesf um plano de inundação e eles nunca nos deram”.

Ainda de acordo com Zé Cocá, a Prefeitura de Jequié não tem informações sobre qual nível a água pode chegar na barragem para evitar um colapso como esse. “Há cinco dias pedimos a Chesf, pelo menos, um histórico de limite de água que precisou de vazões que chegaram a causar enchentes em Jequié, como em 1982, 84 e 92, e a Chesf nunca conseguiu nos dar essa informação”.

O prefeito se reuniu com a Chesf na manhã desta segunda, mas não obteve nenhuma solução da empresa. “Foi uma reunião vazia. A Chesf não dá detalhes do que está acontecendo, nem do que vai acontecer. Eles vão discutir à tarde ainda a situação”, informou. “Graças a Deus, nos números a gente percebe que a entrada de água na barragem tem diminuído e espero em Deus que não tenha nenhum aumento”, especulou.

A prefeitura está fazendo o levantamento do impacto da enchente na cidade. O prefeito estima que mais de duas mil residências foram atingidas e mais de 800 comércios estão submersos. “Na área comercial, uma média de 5 mil pessoas foram atingidas diretamente, fora os informais e trabalhadores indiretos, que a gente não sabe”. Quase 150 pessoas estão desabrigadas. O número de desalojados não foi estimado.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco