Search
Close this search box.
,

Prefeita de Vitória da Conquista se autodeclara negra e enfrenta críticas da oposição

Partido dos Trabalhadores questiona a autodeclaração de Sheila Lemos, apontando possível manobra para obtenção de mais recursos eleitorais

Prefeita de Vitória da Conquista se autodeclara negra e enfrenta críticas da oposição
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), se autodeclarou negra em seu registro de candidatura à Justiça Eleitoral, o que gerou uma reação crítica do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta-feira (15). A autodeclaração da prefeita, que se identifica como parda, está alinhada à categorização do IBGE, que inclui pretos e pardos na categoria de negros.

O vereador Alexandre Xandó, do PT, questionou a relevância dessa autodeclaração, afirmando que “essa discussão não é apenas um pequeno detalhe porque perpassa pela dimensão do racismo estrutural e de políticas públicas de inclusão da população negra.” Xandó destacou que a legislação eleitoral direciona mais recursos do fundo eleitoral para candidaturas de pessoas pretas ou pardas, o que, segundo ele, poderia ser a motivação por trás da decisão de Sheila. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Xandó também relembrou o caso de ACM Neto, mentor político de Sheila, que se declarou pardo durante sua candidatura ao governo da Bahia, enfrentando forte rejeição da opinião pública. O vereador, que tem um mandato focado na luta antirracista e na implementação de políticas públicas inclusivas, afirmou que se autodeclara branco porque é assim que é visto socialmente. “O mesmo vale para a prefeita. Com certeza ela não é vista como negra pela sociedade conquistense, baiana e brasileira”, concluiu.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.