A abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Lauro de Freitas foi marcada por gritaria e confusão nesta quarta-feira (7). A prefeita Moema Gramacho foi alvo de tratamento desrespeitoso e agressivo por parte de alguns vereadores da oposição, em um evento que deveria ser marcado pelo respeito mútuo e pela democracia.
A Prefeitura de Lauro de Freitas emitiu uma nota veemente repudiando as atitudes direcionadas à prefeita. “É absolutamente inaceitável que a maior autoridade do município seja alvo de comentários de baixo nível, ataques e ofensas durante o exercício de suas funções democráticas.”
Durante a leitura da mensagem do executivo, a prefeita Moema Gramacho foi alvo de comentários machistas e misóginos, sendo até mesmo interrompida por assessores de uma vereadora. Essas ações não condizem com os princípios democráticos e desrespeitam a trajetória de mais de quatro décadas de vida pública da prefeita, que acumula experiências como deputada estadual, federal, secretária de Estado e prefeita por quatro vezes em Lauro de Freitas.
Veja também: Lauro de Freitas é o primeiro município a integrar serviços à plataforma ba.gov.br.
Segundo a nota da Prefeitura, o momento ainda mais alarmante foi o ocorrido após a sessão, onde a prefeita foi escoltada e teve seu cabelo puxado. “A Prefeitura exige que os agressores sejam identificados, responsabilizados e punidos de acordo com a lei.”
É reforçado que a democracia requer diálogo e respeito mútuo, princípios fundamentais que devem ser seguidos por todas as esferas do poder público. “Lauro de Freitas merece um ambiente político e social pautado pelo respeito, pela ética e pela tolerância, valores essenciais para a construção de uma sociedade justa e democrática”, finaliza a nota.
Veja vídeo abaixo: