Search
Close this search box.

População de Lauro de Freitas adere ao Dia D de Vacinação contra a influenza

Ação coordenada pela Prefeitura busca imunizar a população em diferentes unidades de saúde da cidade

Foto: Lucas Lins
Foto: Lucas Lins

Postos cheios, alta procura e uma preocupação: prevenir-se da gripe no período chuvoso. Neste sábado (13), a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou o Dia D de vacinação contra a gripe, como parte do Movimento Nacional pela Vacinação, em meio às preocupações relacionadas ao período chuvoso e à propagação de doenças respiratórias. A iniciativa, impulsionada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA).

Diversas Unidades de Saúde da Família no município, incluindo a Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca), Caji/Vida Nova (Caji), Vila Nova (Portão), São Judas Tadeu, Espaço Cidadão (Itinga) e Chafariz (Centro), funcionaram das 8h às 12h para a aplicação das vacinas. Além disso, a Sala de Multivacinação do Parque Shopping da Bahia ofereceu vacinação das 10h às 20h. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

“Nossas crianças estão expostas aos vírus, principalmente nessa idade escolar, então, eu vejo como importante. A partir do momento em que ela começou a vacinação, diminuiu muito o problemas respiratórios. Tive respostas significativas e tenho que seguir essa linha de prevenção”, considerou Adriano Lopes, de 38 anos, pai da pequena Lara de 4 anos.

Além de Adriano, outros pais e idosos aderiram ao chamamento. É o caso de Maria Lucia. “Todo ano me vacino. Eu, minha mãe, meu irmão. Viemos todos aqui para se vacinar. É uma campanha maravilhosa e tomo todas as vacinas que são destinadas à minha idade”, disse a idosa.

O secretário da SESAB, Ricardo Silva, destacou a importância da vacinação para grupos prioritários e refutou o negacionismo, ressaltando a necessidade de prevenção. “A campanha é importante. Nós em Lauro de Freitas estamos inteiramente empenhados em vacinar a população com grupos prioritários. Então, é convocar toda a população para se vacinar. É melhor prevenir do que remediar, já diz o ditado. É preciso acabar com esse estigma de que vai piorar. Não, não é isso, principalmente para os grupos prioritários que estamos atendendo nesse primeiro momento”, declarou Ricardo. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Para Adriana Rodrigues, de 38 anos, a campanha é importante. “Tem muitas crianças que estão sendo vacinadas. Graças a Deus, a caderneta dela está atualizada. A vacina é muito importante, porque evita muitas doenças. Sempre que tem, eu trago minha pequena”. Jéssica de Carvalho (29), moradora do Caji, não perdeu a oportunidade. “A vacina é importante para prevenir a doença”, resumiu a mãe do pequeno Luan, de 5 anos.

Representando a Sesab, Vânia Vanden Broucke, coordenadora de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (CIVEDI) da pasta, elogiou a gestão da prefeita Moema Gramacho. “Aqui na Bahia, começamos em março, por antecipação. Assim que as vacinas chegaram, nós iniciamos a distribuição. São 300 municípios participando dessa campanha. Nosso público alvo é vacinar 6 milhões de baianos, mas infelizmente a procura é baixa. Nossa vacina é atualizada. Hoje é para vacinar todos os grupos prioritários. Não podemos deixar a doença chegar primeiro, precisamos garantir a proteção. O objetivo é atender 90% da população em relação aos grupos. Parabéns ao município de Lauro de Freitas, que é pioneiro nessas campanhas. O importante é não deixar de se vacinar”, avaliou a Broucke.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.