Ponte Salvador-Itaparica avança com sondagem de 200 metros de profundidade na Baía de Todos-os-Santos

Estudo pioneiro no Brasil marca nova fase do projeto, que já gerou 300 empregos e R$ 200 milhões em investimentos

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

O Governo da Bahia e a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica apresentaram nesta sexta-feira (4) os resultados da maior sondagem geotécnica já realizada no Brasil, alcançando 200 metros de profundidade na Baía de Todos-os-Santos. A investigação do solo, que durou 12 meses, é inédita no país e vai embasar a finalização do projeto de fundações da ponte. A coleta e análise das amostras garantem precisão técnica para a próxima etapa: a mobilização dos canteiros de obras.

Foram realizados 105 furos ao longo do traçado, com equipamentos importados da China para manter a qualidade das amostras. “Garantimos segurança e um projeto de engenharia preciso para construir a melhor ponte para os baianos”, afirmou Claudio Villas Boas, CEO da concessionária. A sondagem revelou formações geológicas distintas entre os lados da Ilha de Itaparica e de Salvador, reflexo da idade geológica da BTS, que varia de 66 a 241 milhões de anos.

Mateus Dias, superintendente da Seinfra, explicou que a operação envolveu estrutura complexa com três balsas, plataforma de perfuração e sistema de compensação de ondas, também importado. “A ponte terá um impacto gigantesco no turismo, comércio, setor imobiliário e logística da região”, disse. Mais de 20 empresas baianas participaram dos trabalhos, com geração de 300 empregos diretos e um investimento de R$ 200 milhões.

Representantes da UFBA, CREA-BA, Clube de Engenharia e Sinduscon acompanharam a apresentação dos dados. A professora Ana Santana, da UFBA, destacou a relevância científica do projeto: “É uma geologia desafiadora, muito bem amparada por estudos e tecnologia”. Além dos benefícios econômicos e de mobilidade, a obra já é considerada um marco da engenharia no Brasil por utilizar tecnologias nunca antes aplicadas no país para esse tipo de levantamento.

Sobre a Ponte

O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um marco para o desenvolvimento da Bahia, com a previsão de gerar sete mil empregos e beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas em 250 municípios. O projeto vai impulsionar a economia estadual ao atrair investimentos em setores como logística, comércio, indústria, serviços e turismo, além de reduzir em mais de 100 km a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do Sul e Baixo Sul do estado.

Anuncie no PB Branco

Com 12,4 km de extensão sobre o mar, a ponte será a maior da América Latina e contará com novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O empreendimento é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, unindo tecnologia e planejamento para transformar a mobilidade e a infraestrutura do estado de forma sustentável.

Assista:

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.