Ponte do Jequitinhonha será reaberta dia 20 para veículos leves, anuncia Governo da Bahia

Obra emergencial terá Pare e Siga e nova ponte duplicada começará a ser construída em julho

Ponte do Jequitinhonha será reaberta dia 20 para veículos leves, anuncia Governo da Bahia
Foto: Joá Souza/GovBA
Foto: Joá Souza/GovBA

O tráfego de veículos leves e de emergência será retomado na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, a partir do dia 20 de junho. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (5) durante reunião, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o senador Jaques Wagner e o DNIT. Segundo o governador, o foco é garantir segurança para quem trafega na região, principalmente durante o São João, quando o fluxo aumenta.

O governador destacou a importância de priorizar a liberação controlada, considerando os resultados de estudo minucioso realizado pelos órgãos competentes. “A nossa expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino que se aproxima, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade. Então será uma parceria importante entre o Governo Federal e o estadual”, afirmou o chefe do Executivo baiano.

Após vistorias e análises técnicas, o DNIT anunciou que a ponte passará por serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. Com isso, a travessia será liberada no próximo dia 20 de junho, para veículos leves e emergenciais, em sistema de Pare e Siga, com monitoramento por um período de 15 dias, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

”Estão incluídos nessa liberação ainda no mês de junho, transportes de passageiros, como vans ou microônibus. Já a dos veículos mais pesados será realizada de forma gradativa, chegando até 29 toneladas. Por enquanto, estes vão continuar utilizando o desvio ou rotas alternativas, que é uma minoria, e só voltarão para a ponte quando a nova estiver construída. Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, garantiu o ministro.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

O início das obras para construção de uma nova ponte duplicada, ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão está previsto para julho. A estrutura existente será preservada. As obras da nova travessia começarão tão logo seja declarada a situação de emergência e contratada a empresa responsável pelos projetos e execução da obra, com prazo estimado de 10 a 12 meses para conclusão.

Interdição emergencial

A ponte foi totalmente interditada pelo DNIT, no último dia 5 de maio, para a realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural, impossibilitando o tráfego de qualquer tipo de veículo.

A Polícia Militar foi acionada e está no local diariamente, garantindo a segurança dos usuários da rodovia e orientando sobre rotas alternativas.

Rotas alternativas

Para ambos os sentidos da BR-101: Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.

Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo Sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).

Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no Sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.