Em audiência pública com presença de políticos e integrantes da Sociedade Civil, promovida na manhã desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), foram debatidos os desafios para a implementação de uma Política Estadual de Cuidados, cujo projeto de iniciativa do Executivo encontra-se na reta final de elaboração e deverá, após aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA), ser encaminhado à Casa Legislativa para a votação.
O encontro, aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT), presidente do colegiado, a pedido da deputada licenciada Neusa Cadore (PT), atualmente à frente da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM).
De acordo com Robinson Almeida, o objetivo da Política Estadual de Cuidados é garantir os direitos de quem precisa de cuidados e de quem os presta. “Ter que chegar em casa e cuidar do adoecido, seja um filho, seja um idoso, uma pessoa acidentada, recai sobre as mulheres, principalmente as mulheres negras no nosso Estado, pela nossa formação social e cultural machista profundamente enraizada”, disse o deputado estadual do PT.