Com o segundo turno das eleições marcado para este domingo (27) em Camaçari, a Polícia Civil anunciou reforço nas operações para garantir a segurança durante a votação. A atuação intensificada começa na noite desta sexta-feira (25) e segue até a manhã de segunda-feira (28), com equipes mobilizadas em diversos pontos do município, segundo o delegado Arthur Guimarães.
Guimarães explicou que, enquanto a Polícia Federal é responsável pelos crimes eleitorais, a Polícia Civil atua como Polícia Judiciária em casos de crimes comuns que possam afetar o andamento do processo eleitoral. “A atuação da Polícia Civil é supletiva à da Polícia Federal. Temos uma equipe de pronto-emprego para atuar em locais onde, embora não haja crime eleitoral, possam ocorrer outros crimes comuns que afetem o curso regular das eleições”, destacou o delegado.
O reforço conta com seis equipes de formalização distribuídas pela sede de Camaçari e nas regiões de Monte Gordo e Vila de Abrantes, além de uma equipe central em Camaçari que controla e direciona as ações. “Nosso reforço se concentra no município de Camaçari desde sexta-feira até a manhã de segunda-feira”, afirmou Guimarães, enfatizando a importância de manter a ordem e a segurança no período eleitoral.
A Polícia Civil está preparada para reprimir qualquer ação que comprometa a normalidade das eleições. “Quando há outros crimes comuns que afetem o curso das eleições ou a normalidade do município, a atuação é da Polícia Civil, e estaremos lá para reprimir qualquer ação que venha a ser praticada nesse sentido”, completou o delegado.
>> Veja também: Jerônimo reforça segurança nas eleições e alerta: “Polícia não vai fazer política”.