Os soteropolitanos agora têm mais uma alternativa para registrar ocorrências criminais, com a implantação do primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual, na Bahia, localizado na Estação Nova Lapa. O autosserviço oferece ainda mais rapidez e comodidade ao cidadão.
Durante este mês de novembro, policiais civis estarão à disposição no terminal para orientar o cidadão que precise registrar alguma ocorrência. Um dos facilitadores é o investigador Jessé. “Apesar do sistema ser bastante intuitivo, a equipe está à disposição para tirar todas as dúvidas dos usuários no momento do preenchimento da ocorrência”, garantiu.
De acordo com o delegado Artur Guimarães, assessor especial do Gabinete da Delegada Geral da Polícia Civil, “o objetivo é popularizar o serviço e permitir que pessoas que não tenham computador em casa também possam registrar sua própria ocorrência pela internet”. O delegado informou ainda que a expectativa é expandir o projeto para outros pontos de grande circulação de pessoas na capital e interior do estado.
O fotógrafo Antônio Reis aprovou a inovação. “São muitos benefícios, porque além de não precisar ir à delegacia, ainda tem pessoas no terminal de autoatendimento que podem lhe orientar. A pessoa perde um celular, um documento, já chega aqui, de imediato, e ela mesma registra a ocorrência. Vai facilitar muito”.
Vale ressaltar que além do terminal de autoatendimento, os usuários podem continuar registrando ocorrências de qualquer lugar com acesso à internet, por meio do link (clique aqui).
Delegacia Virtual
Em operação desde o dia 18 de outubro de 2021, a Delegacia Virtual está em uso em todas as unidades da Polícia Civil na Bahia. A plataforma compõe o sistema de procedimentos policiais eletrônicos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e permite a integração com outros dez estados que também utilizam a ferramenta.
Neste pouco mais de um ano de funcionamento na Bahia, já foram registradas mais de 185 mil ocorrências envolvendo maus tratos contra animais, perturbação do trabalho ou do sossego alheio, acidentes de trânsito sem vítima, injúria racial, violência doméstica contra a mulher, desaparecimento e localização de pessoas, ameaça e vias de fato.
Entre as opções disponibilizadas pela Delegacia Virtual, ‘perda ou extravio de documento e/ou objeto’ teve o maior número de registros, contabilizando, até o dia 8 de novembro de 2022, mais de 62 mil ocorrências, seguida de crimes de estelionato, com 43 mil; furto, com 25 mil; e roubo, com 17 mil boletins.